ESTAÇÃO FRANCISCO SÁ: ESTADO ATUAL 04/05/2012 DEMOLIDA
Um passado histórico Estrada de Ferro rio do Ouro foi construida para cuidar dos reservatórios do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro e foi aberta ao tráfego de passageiros em 1883 inicialmente saia do Caju, depois em (1922) passou a ter como no inicio a estação de Francisco Sá o seu curso inicial foi alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha auxiliar até a estação de Del Castilho, quando se separavam as linhas, Na estação Pavuna elas voltavam a se encontrar, o trecho final até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da linha auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. A Rio de Ouro encampada pela Central nos anos de 1920 tinha varios ramais e trens deles sobreviveram como trens de suburbio até a mesma época da desativação da linha - tronco: Os ramais de Xerem do Tingua e de São Pedro (Jaceruba) Parte da sua linha - tronco foi utilizada na construção da Linha 2 do Metrô do Rio de Janeiro, Os trens da Rio do Ouro eram a vapor embora passaram a serem feitos com locomotivas a diesel, chegou a ser eletrificada com saidas com composição Tue Serie 100 que logo deixaram de circular seguindo a desativação da estação Francisco Sá em 1970 - Depois de anos abandonada ainda perto dos trilhos da Leopoldina, teve sua demolição iniciada em 04/05/2012 já na mão da Super Via e seu dono Norberto Odebrecht.
Um passado histórico Estrada de Ferro rio do Ouro foi construida para cuidar dos reservatórios do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro e foi aberta ao tráfego de passageiros em 1883 inicialmente saia do Caju, depois em (1922) passou a ter como no inicio a estação de Francisco Sá o seu curso inicial foi alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha auxiliar até a estação de Del Castilho, quando se separavam as linhas, Na estação Pavuna elas voltavam a se encontrar, o trecho final até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da linha auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. A Rio de Ouro encampada pela Central nos anos de 1920 tinha varios ramais e trens deles sobreviveram como trens de suburbio até a mesma época da desativação da linha - tronco: Os ramais de Xerem do Tingua e de São Pedro (Jaceruba) Parte da sua linha - tronco foi utilizada na construção da Linha 2 do Metrô do Rio de Janeiro, Os trens da Rio do Ouro eram a vapor embora passaram a serem feitos com locomotivas a diesel, chegou a ser eletrificada com saidas com composição Tue Serie 100 que logo deixaram de circular seguindo a desativação da estação Francisco Sá em 1970 - Depois de anos abandonada ainda perto dos trilhos da Leopoldina, teve sua demolição iniciada em 04/05/2012 já na mão da Super Via e seu dono Norberto Odebrecht.
Foto acima acervo Hugo Caramuru
Composição "Série 100", partindo da
estação Francisco Sá entre Barão de Mauá e São Cristovão, como estação terminal
que servia preferencialmente aos trens com destino as estações da Linha
Auxiliar.
FOTOS FEITAS POR MINHAS
LENTES NO LINK ABAIXO
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