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Há 24 anos e três dias, a FEPASA, juntamente com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), estabeleceu, em um trecho retificado entre as cidade de Rio Claro e Itirapina, o recorde de velocidade brasileiro, chegando a 164 quilômetros horários. Os trabalhos de medição foram realizados no próprio trem, em um carro Budd 800 modificado como laboratório. Este foi o primeiro e único passo dado para a implantação dos trens rápidos no Brasil, jamais efetuados. |
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O futuro parecia promissor: Na manhã de 16 de maio de 1989, o trem elétrico estabeleceu o recorde de velocidade sobre trilhos. O governo de Orestes Quércia buscou efetuar melhorias na estatal paulista, mas vários fatores, entretanto, culminaram em seu fim. |
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Exemplo de propaganda que circulou á época, mostrando o novo orgulho do modal ferroviário no Brasil. |
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Publicidade da FEPASA que circulou durante o governo Quércia, no final da década de 1980, mostrando uma locomotiva a vapor, o TIM de Santos e o utópico trem-bala, que jamais foi implantado no Brasil. Enquanto isso, ainda permanece o recorde ferroviário brasileiro de Itirapina, obtido com uma locomotiva da década de 1940 e alguns carros. Depois se vem falar de trem-bala hoje em dia... |
Infelizmente, não restou muita coisa para contar a história nem deste memorável feito: A locomotiva Nº6386 foi desmantelada em Triagem Paulista, em 2004; os carros inox foram dispersados pela malha do estado, e dos carros-laboratório, um foi destruído, e o outro supostamente foi trancafiado nas oficinas de Rio Claro - SP. Pena.
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