Localizado na Praça Duque de Caxias sem Nº no centro do Rio de Janeiro o prédio da SAG Sede da Administração Geral da RFFSA, ali funcionava a presidência e alguns departamentos. nas proximidades do edifício da estação D. Pedro II Central do Brasil.
Um edifício monolítico envidraçado com esquadrias de alumínio, de linhas modernas, com cem metros de fachada, foi erguido a partir do empreendimento de uma empresa subsidiária constituída pela RFFSA para tal: a chamada “Urbanizadora Ferroviária”, que ainda existiu pro forma por alguns anos mas, logo cairia em total esquecimento.
Ocupando 30.400 metros quadrados, foi inaugurado no final dos anos 60, formado por 11 andares de 2.200 m2, uma sobre-loja de 1.050m2, além de subsolo para estacionamento e demais dependências de manutenção técnica do edifício, também no terraço.
Foi edificado na área adjacente ao que representava um prolongamento da construção baixa do prédio da estação D. Pedro II, aparentemente jamais construído e cujos fundos oferecem privilegiada vista do grande-concurso, gare, plataformas e pátio do aludido terminal.
Este prédio passou a ser a referência daquilo que se conceituou como a Administração Geral da RFFSA, recebendo ali o contingente funcional da empresa, da presidência aos setores mais basilares.
Objeto de existência polêmica, o edifício até hoje guarda a função para a qual foi concebido, embora em uma realidade bem diferente daquela que fundamentou o auge da RFFSA por quase 40 anos seguidos.
Nos anos 2000, uma solenidade da AENFER – Associação de Engenheiros Ferroviários prestou uma homenagem ao já falecido Engenheiro Renato de Azevedo Feio, dando a prédio sede da Rede o seu nome, reconhecendo que o edifício-sede jamais fora denominado além das siglas que o identificava: “AG”.
Com o fim da RFFSA este importante prédio passou a abrigar a inventariante e o DNIT para cuidar dos bens da rede e parte da CBTU e remanescentes "importantíssimos" da Policia Ferroviária Federal, no decimo andar sala 1062 funcionava a biblioteca infelizmente está fechada ao aceso ao publico o que se encontrava da parte histórica foi transferida para o prédio do IPHAN na av Rio Branco nº 46.
Parte do texto http://almanaquedarffsa.blogspot.com.br/
Atualizado pelo autor deste Blog fotos: minhas lentes Rio de Janeiro Brasil.
http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com.br/2016/05/almanaque-geral-ferroviario-sag-sede-da.html
http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com.br/2016/05/almanaque-geral-ferroviario-sag-sede-da.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário