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domingo, 18 de setembro de 2016

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO - TREM DA SERRA (RESUMO)

Obra de   Obrigado Amigo
Original completa em:
http://tremdaserradoriodejaneiro.blogspot.com.br/2015/11/memorias-da-linha-auxiliar.html

Por volta de 1910, o então presidente da República Nilo Peçanha, e sua comitiva foram recebidos na estação Barão de Javari.
Desde o ano de 1898, são muitas as histórias que passaram pela Linha Auxiliar; Inaugurações, aprimoramentos, acidentes e conquistas, essa estrada de ferro tem muitas histórias a serem compartilhadas, eis aqui algumas lendas e fatos desse interior privilegiado por uma ferrovia nas curvas da região serrana do estado do Rio De Janeiro.

No ano de 1924 foi inaugurado o primeiro trecho duplicado da Linha Auxiliar, devido o grande fluxo ferroviário na região.


Na década de 70, o país passava por uma grande crise financeira e aos poucos tentava se recuperar das marcas da ditadura militar, as ferrovias deixavam de lucrar com trens de passageiros, e por isso tornou-se frequente trens de carga atravessando cidades onde antes rodavam quase que exclusivamente trens regionais e circulares.


O governo que de várias formas cortava os gastos, e julgou lucrar mais com trens cargueiros tanto pelo aspecto financeiro quanto pela logística da época, Sendo assim, as escandalosas locomotivas a diesel invadiam as ruas das cidades com suas centenas de vagões de carga, transportando principalmente minério de ferro.


Devido a falência da Rede Ferroviária o ramal da Linha Auxiliar foi desativado para cargueiros e para os trens regulares de passageiros. A famosa "Maria Fumaça" se tornou raridade após tantos anos percorrendo a serra do Rio De Janeiro.


Parte do ramal no trecho pertencente ao município de Miguel Pereira houveram duas tentativas de Trens Turísticos, sendo o primeiro projeto com uma locomotiva a vapor e o segundo com uma a diesel.


Fatores como deslizamentos na serra e a falta de manutenção técnica do material rodante ocasionaram diversos cancelamentos dos passeios.


Mas no ano de 1990 um acidente (possivelmente criminoso) fez o Trem Azul descarrilar e tombar no pátio da estação em Governador Portela, após esse lamentável acontecimento a composição foi reduzida para apenas três vagões, e pouco tempo depois encerrou definitivamente suas atividades.

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