"O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM"

http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com/

domingo, 22 de janeiro de 2017

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO ASSALTO AO TREM PAGADOR.

Um dos roubos mais espetaculares da história aconteceu no dia 8 de agosto de 1963 há quase 48 anos, e envolveu 16 pessoas no condado de Buckinghamshire, Inglaterra. Na ação, o bando levou de um trem postal a espetacular quantia de 2 631 784 libras esterlinas em notas miúdas, hoje em dia o equivalente a cerca de 9 milhões de reais (Brasil).
Duas conhecidas gangues de Londres a South West e a South East ("Sudoeste" e "Sudeste", em português) juntaram suas forças para pôr o crime em prática. Entre os bandidos estavam um antiquário, um renomado cabeleireiro londrino, um ex-boxeador  que já foi propietário de uma boate e uma pequena editora. E claro, o carpinteiro Ronald Biggs que se tornou mundialmente famoso por ter se refugiado no Brasil.
Os ladrões descobriram que um trem do correio recolhia os depósitos de bancos da Escócia e os levava para a capital inglesa. Eles estudaram a rota e os horários da locomotiva, além de escolher a dedo a data do crime: o dia seguinte a um feriado bancário, quando o trem carregaria os depósitos de dois dias.
Por volta das 3 e meia da manhã, o trem passava por uma região conhecida como Sears Crossing. Lá havia uma sinaleira que, ao acender uma lanterna de cor âmbar, indicava parada obrigatória cerca de 1 quilômetro adiante nos trilhos, os ladrões simularam a luz de alerta e tomaram de assalto o trem. O maquinista foi obrigado a levá-los à próxima estação, onde foi descarregado o dinheiro. Acuado pela ação da polícia, o grupo abandonou às pressas o esconderijo, contratando um comparsa para limpar os rastros. No entanto, o faxineiro se limitou a surrupiar metade da dinheirama. Detalhe: o traidor nunca foi localizado pela polícia.
Em apenas 28 minutos, Ronald Biggs e seus 14 cúmplices realizaram em 1963 a façanha do assalto ao trem pagador Glasgow-Londres, que passou para a história como o "roubo do século XX".Os bandidos celebraram também o aniversário de 34 anos de BIGGS, naquele 8 de agosto, com muita cerveja e charutos após o assalto.
A Scotland Yard descobriu impressões digitais nos quatro cantos da casa, o que facilitou a identificação dos assaltantes.

Menos de um mês depois, a maior parte da gangue já frequentava a fila do bandejão do presídio mais seguro da Inglaterra. Foi condenado a 30 anos de prisão mas fugiu após 15 meses 
Depois de passar quase dois anos encarcerado, em 8 de julho de 1965, o ex-carpinteiro Biggs, corrompendo funcionários da penitenciária, conseguiu escapar da prisão dentro de um caminhão que levava móveis.
Em Paris, ele fez cirurgia plástica e depois fugiu para a Espanha, e Austrália por três anos. Com medo de ser reconhecido, escapou para o Panamá e finalmente em 1970 na Cidade Maravilhosa - Brasil.
Do total roubado, a polícia só recuperou 350.000 mill libras
 Pousou as malas na areia de Copacabana e dedicou-se a viver uma vida de luxo e de excentricidade. Granjeou fama de playboy e conquistador, e conhece a sua segunda mulher (com quem se viria a casar em Inglaterra apenas em 2002), a brasileira Raimunda Rothen.
Com quem teve um filho de nome Mike Biggs.
Integrante da Turma do Balão Mágico e atualmente vive na Inglaterra, onde mantinha contato com o pai.
Por volta de 1974, as autoridades da Scotland Yard, que nunca desistiram do caso, localizaram-no no Rio e ameaçavam pôr fim ao exílio dourado. Mais uma vez Biggs vencia o jogo do gato e do rato: Raimunda estava grávida e não havia maneira de as autoridades brasileiras permitirem a extradição do futuro pai.

Foragido da justiça Inglesa, Biggs foi sequestrado em 1981 por uma gangue de aventureiros, que o levou até Barbados esperando receber alguma recompensa da polícia britânica. O plano acabou desmascarado, e Biggs fez uso de brechas na lei para ser mandado de volta ao Brasil.
Dedicou-se a viver uma vida de luxo e de excentricidade. Granjeou fama de playboy e conquistador.
Famoso por sua investidas em mulheres, ele certa vez disse: 
"Já disseram que desde que fugi tive 2,5 mil namoradas.

No Rio de Janeiro  bairro de Santa Teresa, passou 36 anos vivendo como fugitivo morando em uma confortável casa, sete anos depois do assalto.
Biggs publicou livros.
 Deu entrevistas e entreteve turistas, que queriam a todo o custo tirar fotografias a seu lado e ansiavam por ouvir as suas histórias. Em 1978 chegou a participar na gravação da música “No one is innocent", da mítica banda de punk Sex Pistols, e foi a figura central do hit “Ronald Biggs prá presidente”, do grupo Os Intocáveis.
Em 2001, sofreu um derrame no Brasil e resolveu voltar para a Grã-Bretanha. Ao chegar ao país, ele foi imediatamente preso.

Mas mesmo no fim da vida, e mesmo no cárcere, Biggs não perdeu o espírito irreverente e continuou aprontando. Biggs estava na prisão de Belmarsh, com a saúde debilitada, os carcereiros decidiram manter as várias portas até a sua cela abertas para que ele pudesse ir ao banheiro de três em três horas durante a noite, já que só conseguia andar se arrastando e não conseguia chegar longe. Até que uma noite ele saiu da cela e não voltou. Deixou um bilhete: "Cheers! – I’m back to Rio" (Algo como "Saudações! – Voltei para o Rio")."Foi um alerta geral, Belmarsh foi sitiada, vieram helicópteros, batalhão de choque, todos atrás dele". O velho Biggs estava escondido no armário do banheiro, morrendo de rir enquanto todo mundo o procurava.

Ronaldo"Ronie"Arthur Biggs sofreria ainda mais dois derrames e outros problemas de saúde, até conseguir um indulto e sua saída da prisão em 2009 quando foi libertado 
 O secretário de Justiça inglês Jack Straw disse que libertou o criminoso por razões humanitárias dois dias antes de completar 80 anos.
Ronald Biggs morreu aos 84 anos na manhã do dia 18 de dezembro de 2013, em uma casa para idosos, em Londres. Ele foi velado sob as bandeiras britânica e brasileira em 3 de janeiro de 2014 e no mesmo dia seu corpo foi cremado.
Texto:https://pt.wikipedia.org/wiki/Ronald_Biggs

Fotos: Diversas pesquisas

http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com.br/2017/01/almanaque-geral-ferroviario-assalto-ao.html

domingo, 15 de janeiro de 2017

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO - ANTIGA GARE E PÁTIO DE BONDES

 Acima exclusiva acervo Hugo Caramuru

FOTOS: MINHAS LENTES
CASCADURA - RIO DE JANEIRO  BRASIL.

Por analogia, as localidades por onde os bondes circulavam nas ruas e bairros do Rio de Janeiro tiveram seu progresso contando com a locomoção de pessoas deste antiquíssimo e erradicado meio de transporte.
Os Bondes se tornaram no passado o principal fator de desenvolvimento e integração das áreas Cariocas por percorrerem quase toda cidade.
Alguns bairros vivem hoje relegados a um papel secundário devido ao descaso das autoridades governamentais, sito aqui nosso Metrô seja por superfície ou subterrâneo na expansão de suas linhas a passos de cagado ao longo dos tempos de erros na elaboração e execução de projetos com algumas estações faraônicas e percursos modificados por políticos a seu Bel Prazer fora da área técnica.
Se observarmos os trilhos do bonde,existia um desvio que era para o bonde que chega-se antes esperar a saída do que estava estacionado na gare.
Frente da  Gare Rua Nerval de Gouvêia invadida por um comercio de comidas e bebidas.

o Bonde fazia o contorno para voltar para Jacarepaguá e lá parava enfrente ao Colégio Arte e Instrução.

A entrada do pátio foi invadida e o mesmo construiu um bar.
Abaixo o que era uma pequena estação, existia bancos longos de madeira para as pessoas esperarem os bondes e um toalete para os passageiros, que era fechado, para usá-lo tinha que apanhar as chaves com o chefe da estação.
Ao lado existia uma passagem, uma porta aberta, onde existia um balcão com quiches os quais os trocadores prestavam contas das cobranças efetuadas na viagem e o motorneiro as ocorrências havidas, no local havia WC e pias para uso dos empregados da Light.

 1959 Rua Nerval de Gouvêia os trilhos saindo da antiga gare e do lado esquerdo a Estrada de Ferro Central do Brasil estação de trens suburbanos de Cascadura. 
Acervo: foi um Rio que passou http://www.rioquepassou.com.br/2008/10/27/suburbio-de-cascadura-anos-50/comment-page-1/#comment-27608

"Obrigado Amigos pelo legado aos mais novos"
http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com.br/2017/01/almanaque-geral-ferroviario-antiga-gare.html