"O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM"

http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com/

domingo, 24 de julho de 2011

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO - ESTRADA DE FERRO MARICÁ (EFM).

Você sabia que existiu uma estrada de ferro no estado do Rio de Janeiro que ligava os municípios de Niterói e Cabo Frio.
FOTOS HISTÓRICAS ESTRADA DE FERRO MARICÁ. REGIÃO DOS LAGOS RJ PONTE FERROVIARIA SOBRE O RIO MATARUNA.
 ESTRADA DE FERRO MARICÁ. REGIÃO DOS LAGOS RJ - ESTAÇÃO ARARUAMA - LITORINA.
Obras de Getulio Vargas quantas saudades...
A ESTRADA DE FERRO MARICÁ foi, desde a sua inauguração, uma via de integração entre municípios e localidades, antes quase totalmente isolados dos grandes centros urbanos mais próximos: Niterói e Rio de Janeiro.
Durante décadas, foram escoados produtos importantes à economia daquelas localidades, através da EFM. Isso foi um incremento ao desenvolvimento econômico, social e cultural das regiões direta ou indiretamente cortadas pela linha.
Mesmo com o advento da rodovia, ainda seria viável a manutenção da linha férrea, com objetivos turísticos (como bem concluíram alguns prefeitos pós-EFM) – desde que houvesse vontade política para tal. Segundo Vasconcelos (1999), o lucrativo transporte de barrilha produzido na Cia. Álcalis de Cabo Frio pelas composições da Maricá, um pouco antes de sua extinção, por si só justificava a continuidade da linha. Entretanto, parece que a corrupção, aliada a interesses escusos, frustrou as legítimas expectativas de produtores rurais, moradores, políticos e outros, pela continuidade da EFM. Quem conheceu este "caminho de ferro" invariavelmente fala dele com nostalgia e saudade.

AGRADECIMENTO
Meus sinceros agradecimentos ao engenheiro Hélio Suevo, funcionário da FLUMITRENS, e ao pesquisador ferroviário José Alves de Vasconcelos, pelo fornecimento da maior parte das informações aqui contidas e Fotos de Carlos Latuff

Nenhum comentário:

Postar um comentário