"O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM"

http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com/

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO - Unidade Elétrico "Gualixo" Unidade Diesel Elétrico "Estrela" & "Cometa".

Em Paranapiacaba- da esquerda para a direita: Satelite, Cometa, Estrela e Planeta.
Foto: Obrigado Amigo http://www.ferreoclube.com.br/2016/08/09/a-constelacao-da-spr/

Texto Amante da Ferrovia Linduarte Almeida Obrigado amigo. Fabricado pela English Electric e entregue à E.F. Santos a Jundiaí em 1952 Formação: RC + M + RC 
Curiosidades: Parte do lote de três TUEs adquiridos pela EFSJ em 1952, para trens regionais. O Carro Motor (M) e um dos Carros Reboque com Cabine de Comando (RC) se encontram em Paranapiacaba. O outro Carro Reboque está no pátio de Piaçaguera. É o único desse modelo que sobrou. Nesta época o serviço ferroviário metropolitano entre São Paulo e Campinas era feito por essa composição e os Budd-Mafersa Pioneer III já fabricados no Brasil.
Gualixo era o nome de um cavalo castanho argentino que fez furor correndo nas pistas do Hipódromo da Gávea do Rio e Cidade Jardim, de São Paulo. Ganhou as principais corridas de que participou, inclusive o Grande Prêmio Brasil de 1953. Não saía em primeiro, mas ia ultrapassando seus concorrentes e, no final, às vezes por uma cabeça, outras vezes quase pela língua de fora, chegava em primeiro e, por isso, se transformou num grande vencedor.
Trem Unidade Diesel Elétrico "Estrela" DE nº2 - 1940
Fabricação: Armstrong 
Ano: 1940 
Formação: MC + R + RC 
Curiosidades: Este trem fazia parte da "constelação" Cometa, Estrela, Planeta e Satélite. Durante testes, alcançou 150 km/h na serra e 165 km/h no planalto. Era idêndico ao Planeta e é o único no mundo desse modelo que ainda existe. — em Paranapiacaba-SP.
Foto acima de autoria de Ivanir Barbosa.
Trem Unidade Elétrico Gualixo, fabricado pela English Electric e entregue à E.F. Santos a Jundiaí em 1952, saindo do túnel de Botujurú ( minicípio de Campo Limpo Paulista-SP )numa manhã de sol em setembro de 1977. Nesta época o serviço ferroviário metropolitano entre São Paulo e Campinas era feito por essa composição e os Budd-Mafersa Pioneer III já fabricados no Brasil. 
Hoje Infelizmente apodrecem no pátio ferroviário da antiga vila Inglesa em Paranapiacaba S.P.
Foto acima exclusiva AMANTE DA FERROVIA  Vanderlei Antonio Zago "Obrigado amigo".
Foto acima: Thales Veiga.Gualixo baixado em Paranapiacaba-SP, em 2012. 
Trem Unidade Elétrico "Gualixo" - 1952
Fabricação: English Electric ...
Ano: 1952
Formação: RC + M + RC
Curiosidades: Parte do lote de três TUEs adquiridos pela EFSJ em 1952, para trens regionais. O Carro Motor (M) e um dos Carros Reboque com Cabine de Comando (RC) se encontram em Paranapiacaba. O outro Carro Reboque está no pátio de Piaçaguera. É o único desse modelo que sobrou. — em Paranapiacaba-SP.
Acima:Trem Gualixo nas proximidades da Luz. Anos 1950.



Unidade Elétrico Gualixo
Anúncio da E.F. Santos a Jundiaí de seus novos trens.
Foto
https://i2.wp.com/www.ferreoclube.com.br/wp-content/uploads/2016/08/cdf1ee7e-62c7-4b6e-99f7-cc062b868683.jpg


Foto:coleção HERMES Y. HINUY
Interior do Gualixo.
O Cometa, trem unidade de propulsão a diesel, construído por Sir Armstrong-Whitworth (Inglaterra), em 1934. É interessante notar que o motor diesel desse comboio (aqui visto no primeiro carro da composição) foi severamente danificada durante os anos sessenta, a ser então substituído por um motor Cooper-Bessemer com seis cilindros (6...-FD) idêntico ao utilizado no locomotiva comutação Lambreta. Foto é cortesia de Marcello Tálamo, de São Paulo SP; Informação adicional é cortesia de Maurício Torres, de Miami, EUA.



O Cometa, trem de passageiros diesel autopropulsionado construído em Inglaterra, fotografado provavelmente durante os anos cinquenta na estação de Luz - observe os fios aéreos de eletrificação! Seu carro de motor pode ser visto no primeiro plano. Esta foto foi filmada em 1952 por Carlheinz Hahmann e publicada no livro Brazilian Steam Album, vol. II: Acima do monte; Esta cópia foi cortesia de Marcello Tálamo, de São Paulo SP.



 Cometa -  passando pela antiga estação de Taipas-SP nos anos 1940.
Autor desconhecido.


O Planeta (Planeta), auto-propelido diesel trem de passageiros construído em Inglaterra, fotografado provavelmente durante os anos cinquenta. Observe o carro de motor na parte traseira do trem. Esta foto foi gentilmente enviada por Alberto H. del Bianco, de Indaiatuba SP, para o site E.F. Brasil.
Postado:
 
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazil/efsj_planeta.html


O Estrella diesel trem automotora de passageiros construído na Inglaterra, em Paranapiacaba, pronto para descer a Serra do Mar. O locobreque (brake-van) não pode ser visto como ele é acoplado na frente do trem. Esta foto cor rara por Maurício Torres, de Miami USA, em 1974. Ele gentilmente enviou uma cópia para o link abaixo
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazil/estrella_pnp.html

Automotriz Satelite abandonada em Paranapiacaba
encomendada em 1934 para o trecho São Paulo-Jundiaí, com enfoque no atendimento aos usuário da Seção Bragantina, que comumente percorriam o trecho Campo Limpo Paulista-Luz. Para complementar o serviço, havia uma outra automotriz semelhante de bitola métrica para a Bragantina. No entanto, o sucesso da automotriz não foi o mesmo do imponente trem-unidade(sendo que os trens Estrella e Planetta) foram encomendados justamente por causa disso) e a mesma foi transformada em ambulância alguns anos depois. O Satellite então passou a atuar no trecho de Alto da Serra, onde os trabalhadores da ferrovia estavam mais sujeitos a riscos de acidente no trabalho. A ambulância destacava-se pela prioridade no tráfego, que era interrompido para permitir sua passagem ou cruzamento na ferrovia.
Foto e texto acima:
http://www.ferreoclube.com.br/2016/08/09/a-constelacao-da-spr/

http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com.br/2016/08/almanaque-geral-ferroviario-unidade.html

3 comentários:

Franco disse...

Parabéns pelo belo trabalho! Com certeza não foi fácil reunir todas essas lindas fotos e relevantes informações. Essa leitura foi uma verdadeira viagem no tempo, estou extasiado, muito obrigado!

fcm disse...

Quantas informações importantes, obrigado por catalogar e compartilhar!

Anônimo disse...

pena que tudo tenha acabado

Postar um comentário