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domingo, 4 de dezembro de 2016

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO - GANZ - MAVAG, O "TREM HÚNGARO"

Acervo e texto Linduarte Almeida SR4 Amante da Ferrovia, e outros AMANTES DA FERROVIA.
Obrigado a todos.
De 1974 a 1978, esta era mais uma opção de viagem Rio – São Paulo. Na prática, porém, começaram a aparecer alguns problemas, que condenariam em definitivo a utilização do equipamento. Tudo parecia absolutamente perfeito, não fosse um detalhe revelado com o tempo: — O projeto Ganz-Mavag foi dimensionado para trechos planos......Na rota RJ–SP tiveram vida surpreendentemente curta. Apesar dos atributos de conforto e velocidade, sua sobrevida revelou-se limitada em contraponto ao seu arrojo.Um fato interessante é que as composições (fossem na métrica ou na larga) dispunham, em sua pequena cozinha do snack-bar, de um interessante eletrodoméstico, somente muitos anos mais tarde assimilado e compreendido pela população, dado o maior acesso tecnológico e assimilação de seu uso: o forno de micro-ondas!Pode-se dizer que os trens húngaros foram os primeiros a trazerem esta novidade para o Brasil.Em São Paulo se deram infinitamente melhor e foram largamente utilizados.
Mas os problemas técnicos e mecânicos não tardaram a surgir, o que, aos poucos, determinaram o fim lento e gradual destes trens, até que em 1986 foram formalmente desativados. E no final dos anos 90, sucatados, na fase de liquidação da RFFSA, vendidos e cortados após leilões patrimoniais. Hoje resta apenas um carro-poltrona das seis composições (doze carros), calcinado e destruído em ruínas, escondido em uma das linhas das oficinas da Lapa, na área da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, como espólio da RFFSA – não se mexe, não se vende, não se recupera. Lá está como agonizante sobrevivente do primeiro “TAV” brasileiro....obs:Os trens húngaros chegaram ao Brasil em 1974, no governo Geisel, trocados com a Hungria por cereais e café.
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Foto acervo Hugo Caramuru



O trem Ganz-Mavag conhecido Húngaro na estação ferroviária de Guaporé.
A Ferrovia do Trigo, após ter sido inaugurada em 1978 pelo presidente Ernesto Geisel, recebeu uma linha regular de trem de passageiros entre Passo Fundo e Porto Alegre. A primeira excursão pelo trem Húngaro se deu em 18 de março de 1979, e em seguida foi implantada a linha diária, numa extensão de 289 quilômetros e com uma duração de cinco horas de viagem num trem moderno. Mas, em 1982, a Rede Ferroviária Federal suspendeu a linha do trem húngaro.
A viagem era uma atração turística, pois o trem furava montanhas e saltava vales e canhadas da estrada de ferro, que tem 26 pontes e viadutos e 34 túneis. Desses, 21 estão entre Guaporé e Muçum - sendo que, neste trecho, está o Número 13, também conhecido como Viaduto do Exército.
Foto: Samuel Teixeira, arquivo pessoal.


Nesta foto de 1978 o cruzamento do saudoso Trem Hungaro (da RFFSA) pela Ferrovia do Trigo,em sua viagem inaugural.Entre os tripulantes e convidados estava o então Presidente Ernesto Geisel.(Foto acervo do grande amigo Roque Coser e da Página coirmã 1° Batalhão Ferroviário.)
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O Trem Hungaro, nas Oficinas da RFFSA em Santa Maria RS.
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Em São Diogo RJ


Em julho de 1990 o recém inaugurado Metrô de Teresina fez uma viagem simbólica (comício eleitoreiro mesmo). Saindo de Teresina até a estação ferroviária de Campo Maior trazendo o então governador Alberto Silva e numerosa comitiva. Era uma manhã e a multidão lotou a praça da estação e setores do Parque Ferroviário. Eu era recém-chegado em Campo Maior e presenciei o evento. O evento foi efervescente e o ponto de pico foi quando Alberto Silva bradou a possibilidade de em “breve” o metrô operar linha para Campo Maior. Na época isso era mesmo facílimo: a ferrovia ainda era intacta e ativa. No cerimonial do evento o Metrô deveria ir a Altos e retornar, mas a lotação foi extrapolada e a rota foi somente até a Água Branca. Foram distribuídos muitos folders publicitando o evento com uma linda fotografia do trem do Metrô. O prefeito era o Carbureto e segundo organizadores havia cerca de 30 a 35 mil pessoas para ver o metrô na estação ferroviária de Campo Maior.
http://clickgratis.blog.br/bocadoinferno/394608/almanaque-da-boca-do-inferno-bairro-denominacao-cultural-popular.html

O trem Hungaro, já no final de sua época, quando tão logo foi desativado.
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O Metrô de Teresina foi criado em 15 de agosto de 1989, com o objetivo de implantar um transporte de alta capacidade para o aglomerado urbano de Teresina. O metrô teresinense foi uma ideia do então governador Alberto Silva.
Para reduzir os custos da obra, o projeto aproveitou ao máximo a linha férrea existente que corta Teresina, adotou trens a diesel cedidos pela RFFSA que operaram nas ferrovias do Rio Grande do Sul, e também manteve a bilota métrica já existente em suas vias.

A malha ferroviária consistiria, em sua primeira etapa, no aproveitamento de um trecho de 8,5km de Rede Ferroviária que corta a cidade de oeste para leste, e da construção de dois ramais - um na planície Itararé, iniciando e terminando na linha RFFSA com 6,9 Km, e o outro com pouco mais de 1km ao longo da Avenida Maranhão, ligando a linha de Rede na Matinha à Praça Marechal Deodoro (Bandeira) no centro da Cidade. 
http://gamaquetes.blogspot.com.br/2011/10/metro-de-teresina.html

OBRIGADO A TODOS QUE CONTRIBUIRAM PARA ESTÁ PESQUISA
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Um comentário:

André F disse...

O amigo parece ter esquecido de falar nos Hungaros que mais rodaram na verdade, fazendo a linha Porto Alegre Uruguaiana, estes foram os que deram certo!!

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