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domingo, 27 de março de 2016

ALMANAQUE GERAL FERROVIÁRIO - RESQUICIOS - BONDE USINA & ALTO DA BOA VISTA


- Um tramway independente isolado dos subúrbios exatamente o que o E. de F. da Tijuca tinha estabelecido em 1891!.
A linha Alto da Boa Vista desapareceu,
mas é recordada pela sua beleza e importância histórica, foi a primeira estrada de ferro elétrica construída na América Latina e foi um dos últimas a fechar.
A Companhia Estrada de Ferro da Tijuca foi instalada entre a calçada e o meio fio ao longo de uma rota sinuosa de 5 km no percurso da Usina ao Alto da Boa Vista.
John Stephenson Empresa americana de Nova York chegou ao Rio em 1891 foi a primeira no continente a operar uma linha elétrica.
Os primeiros a operarem foram bondes abertos não favoráveis para os climas mais frios do Alto da Boa Vista, era um passatempo favorito de cariocas e turistas que visitavam o Rio de Janeiro durante os 60 anos.
A maioria dos bondes do Rio de Janeiro enceraram suas atividades por volta dos anos de 1960. .
Para comemorar o 400º aniversário da Cidade Maravilhosa em 1965 a ( CTC ) Companhia de Transportes Coletivos assumiu a operação dos bondes e os reformou,10 no total alcançado as Montanhas Cariocas.
Havia rampas íngremes e muitas curvas em S.
A nova garagem para carros ABV foi construída e inaugurada em 1965 no entroncamento das rua do Açude com Alto da Boa Vista, (minhas lentes do álbum fotos 02 e 03) vários quarteirões além do terminal original que é de 1891 (fotos minhas lentes 09, 10, 11.) e fica na praça Afonso Viseu ou Pracinha do Alto.
Uma grande tempestade em janeiro 1967 fechou a linha, ela foi reaberta em março do mesmo ano com dois carros durante vários meses, fechou, reabriu e funcionou de forma intermitente e foi finalmente declarada abandonada permanentemente em 21 de Dezembro de 1967.
Os ônibus passaram a fazer a mesma rota para turistas entre o bairro da Usina e o Alto da Boa Vista.
Houve grande pressão das agencias de turismo por um bonde aberto mais a operadora manteve os bondes fechados.
Em janeiro de 1968 os trilhos ao longo da rota foram removidos e os bondes foram destruídos.
Esta foi a última linha de bondes de bitola padrão no RJ.
Texto adaptado e fotos antigas do site:http://www.tramz.com/br/rj/ab/v.html














Fotos: atuais postadas nesta pagina de minhas lentes
Ver mais fotos em.
https://www.facebook.com/luizfelipe.lopesdias/media_set?set=a.956710207748264.1073742101.100002278828310&type=3

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