"O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM"

http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com/

terça-feira, 15 de novembro de 2016

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO EFCB SUPERVIA Série 3000

FOTOS: MINHAS LENTES RIO DE JANEIRO BRASIL. 

ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL - LINHA DO CENTRO.

https://www.facebook.com/luizfelipe.lopesdias/media_set?set=a.796633680422585.1073742036.100002278828310&type=3&pnref=story

SUPERVIA Fabricante CMC-CNR-CRC Fábrica Changchun 

Começo da construção 2011 - 2012 Entrada em serviço 2012 Formação 4 carros (operando com GANGWAY acoplados cada) Operador SuperVia Linhas Linha Deodoro Linha Especial Bangu Linha Especial Campo Grande Linha Belford Roxo Linha Santa Cruz Linha Japeri Linha Saracuruna Corpo Aço Inox Comprimento Total 22.000 mm Largura 2,980 m Altura do Piso 1,305 mm Portas 8 por carro (4 de cada lado) Velocidade máxima 100 km/h Aceleração 0,85 m/s2 Desaceleração Serviço: 0,77 m/s2 Emergência: 1,1 m/s2 Tipo de tração inversor VVVF IGBT Motor motores assíncronos AC Potência 2.860 kW Tipo de transmissão elétrica Tipo de climatização ar condicionado Alimentação 3000 Vcc Captação de energia Catenária Acoplamento Scharfenberg Bitola 1.600 mm texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/SuperVia_-_https://www.facebook.com/luizfelipe.lopesdias/media_set?set=a.796633680422585.1073742036.100002278828310&type=3



POR BAIXO DO SÉRIE 3000 NA SUA VELOCIDADE MÁXIMA 100Km/h NO RETÃO DO ENCANTADO EFCB LINHA DO CENTRO KM12 RJ - Fabricante CMC-CNR-CRC. Fábrica Changchun construção a partir de 2011 - 2012 Formação 4 carros (operando com GANGWAY acoplados cada).
 Minhas Lentes: 
https://www.facebook.com/luizfelipe.lopesdias/videos/815002891918997/?hc_location=ufi

EFCB - SUPERVIA - LINHA DO CENTRO SÉRIE 3000 - NO MESMO FILME O COBRASMA SANTA MATILDE 400 DANDO UMA BUZINADINHA NO MEU ACENO. MINHAS LENTES - RIO DE JANEIRO BRASIL.
https://www.facebook.com/luizfelipe.lopesdias/videos/822177551201531/?hc_location=ufi

"POR AMOR AS FERROVIAS"
http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com.br/2016/11/almanaque-geral-ferroviario-efcb.html



domingo, 30 de outubro de 2016

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO CARRO DE PASSAGEIROS EFCB BITOLA MÉTRICA


FOTOS:MINHAS LENTES
VÁRZEA DE TERESÓPOLIS REGIÃO SERRANA RIO DE JANEIRO BRASIL
http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com.br/2016/10/almanaque-geral-ferroviario-carro-de.html

domingo, 23 de outubro de 2016

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO ESTAÇÃO E COCHEIRA DA LINHA DE CARRIS DA VILA GUARANI


Nesse momento em que a área portuária do Rio de Janeiro vem uma vez mais recebendo tantas modificações urbanas – que esperemos venham para melhorar a circulação viária e, mais importante, para estimular o desenvolvimento social da região – publicamos hoje sobre uma esquecida estação de bondes do passado, a Antiga Estação e Cocheira da Linha de Carris da Villa Guarany, escondida na Rua Pedro Alves, bem próxima a uma das artérias de maior fluxo viário da cidade, a Avenida Francisco Bicalho no local onde esteve no passado a Praia Formosa.

Em função da enorme sucessão de aterros que a região sofreu ainda no Século XIX, e para entender melhor a antiga geografia do local, retirei uma breve explicação do livro “A Vitrine e o Espelho”, de Carlos Kessel: “O início do envolvimento de Carlos Sampaio com a remodelação urbana do Rio de Janeiro veio em 1887, quando foi convidado pelo engenheiro Luís Raphael Vieira Souto, detentor de uma concessão de 1879, para executar o projeto de arrasamento do morro do Senado, cuja terra seria utilizada para aterrar a extensa área compreendida entre o morro de são Diogo e o morro da Gamboa, unindo ao continente as ilhas dos Melões e das Moças e fazendo desaparecer as praias Formosa, das Palmeiras e o Saco do Alferes.”


Outra tentativa de explicação – desta feita visual – vem do trabalho executado em 1886 pelo grande marinhista italo-brasileiro Giovanni Battista Castagneto, “Estação de Bondes e Cocheiras da Linha de Carris Vila Guarani na antiga Praia Formosa”, mostrado abaixo. Ali, pode-se perceber a lateral do prédio da companhia, preservado pelo Inepac por tombamento de 1966.


Uma vez entendida a geografia da região, voltemos ao que nos interessa mais proximamente. Trata-se do singelo baixo-relevo localizado na fachada principal da construção, no frontão voltado para a Rua Pedro Alves, visto abaixo: um burro puxa um bonde no qual estão o condutor, o cobrador e 3 passageiros. No alto do bonde está a inscrição “BONDS DA VILLA GUARANY”.
 https://orioqueorionaove.com/2013/10/28/a-villa-guarany/







FOTOS: MINHAS LENTES - RUA PEDRO ALVES 210 SANTO CRISTO - RIO DE JANEIRO BRASIL

Foto sem autoria.
Postado no: 
https://www.facebook.com/luizfelipe.lopesdias/media_set?set=a.1045225245563426.1073742133.100002278828310&type=3

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO "E.F.L. LOCOMOTIVA CREMALHEIRA"









LOCOMOTIVA A VAPOR BALDWIN EQUIPADA COM SISTEMA DE TRAÇÃO POR CREMALHEIRA, PERTENCEU Á LEOPOLDINA RAILWAY E CIRCULOU NO TRECHO DA SERRA DE PETROPÓLIS 
FOTOS: MINHAS LENTES MUSEU DO TREM ENGENHO DE DENTRO RIO DE JANEIRO BRASIL 
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=730575813695039&set=a.730575783695042.1073741974.100002278828310&type=3&theater


RESTAURADA E EXIBIDA NO MUSEU IMPERIAL DE PETRÓPOLIS
http://trensempetropolis.blogspot.com.br/2014/12/novas-fotografias-e-uma-verdadeira-obra.html

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO "THE LEOPOLDINA RAILWAY GG.335"


FOTOS: MINHAS LENTES MUSEU DO TREM RIO DE JANEIRO BRASIL 

https://www.facebook.com/luizfelipe.lopesdias/media_set?set=a.730604230358864.1073741976.100002278828310&type=3

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO "VAGÃO EFCB"





FOTOS: MINHAS LENTES MUSEU DO TREM RIO DE JANEIRO BRASIL

https://www.facebook.com/luizfelipe.lopesdias/media_set?set=a.730675343685086.1073741978.100002278828310&type=3&uploaded=4