"O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM"

http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com/

sexta-feira, 21 de abril de 2017

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO "MARCARAM ÉPOCA"!

Obrigado Hugo Caramuru por seu acervo deste série 100 e por essa viagem de volta a minha infância.

Cheiro da lona de freio quando paravam, O barulho do compressor quando armava, a Buzina, O chiado do ar comprimido quando era liberado, Seus ventiladores eram bonitos ops: antes de terem as pás quebradas, o tranco que dava quando voltava a andar, o ronco do carro motor na reta de velocidades, tinha também uma válvula dentro do carro que quando acionada a composição não andava, já assisti isso acontecer por dois homens que o fizeram e saltaram, e o maquinista foi ao local para fecha-la e seguir viagem.
Viajar na porta era "perigoso e proibido", mais uma aventura onde se curtia detalhes diferentes que sentado no carro, eu o fazia sim mais com o trem quase vazio, procurava uma porta já aberta com a outra fechada com o vidro quebrado ( que não era difícil de se encontrar) para colocar meu braço com apoio de segurança nos balanços de curvas.
Eu embarcava em Cascadura no Direto e soltava em São Francisco Xavier para pegar o parador voltando pois soltava no Riachuelo e o direto não parava lá.
O direto eu curtia sua velocidade e a curva entre Engenho de Dentro e Méier em Todos os Santos, balançava parecendo que ia sair dos trilhos.

ALBUM DE FOTOS MINHAS LENTES
BARÃO DE MAUA - LEOPOLDINA - RIO DE JANEIRO BRASIL
https://www.facebook.com/luizfelipe.lopesdias/media_set?set=a.593214847431137.1073741885.100002278828310&type=3&pnref=story

http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com.br/2017/04/almanaque-geral-ferroviario-marcaram.html



2 comentários:

JORGE LUIZ REIS disse...

Esse trem da série 100, deveria entrar em reforma e em seguida voltar para o Museu do Trem no Engenho de Dentro de onde nunca deveria ter saído para ficar abandonado na Leopoldin.

Ernane disse...

TAMBÉM ACHO JORGE, FEZ PARTE SIGNIFICANTE DA NOSSA HISTÓRIA!!

Postar um comentário